segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pulgas: Ciclo de Vida

Quem ai nunca sofreu pelo menos uma vez com pulgas no seu cachorro? Eu mesma, fiquei desesperada com a quantidade de tentativas frustradas para acabar com essa praga!

Hoje, quero demonstrar como funciona o ciclo de vida de uma pulga, para posteriormente poder entender que medidas tomar para dar fim nelas.
Precisamos saber que além de um incomodo para os animais e os donos, as pulgas também trazem inúmeras doenças. Outra informação IMPORTANTÍSSIMA é que, os ovos das pulgas estão no ambiente, e é lá que eles se desenvolvem até se tornarem adultas e irem para o corpo do animal se alimentarem. Por isso é mais do que essencial que seja aplicado um tratamento a infestação na casa também.
Assim, podemos começar a entende-las. As pulgas fêmeas depositam seus ovos, de onde surgem larvas. As larvas se evoluem e então se encasulam e transformam-se no que chamamos de pupas. De dentro das pupas saem as novas pulgas adultas, porém, numa infestação, apenas 5% são pulgas adultas.




 Infestações severas podem causar anemia, principalmente em filhotes. Cada alimentação da pulga dura em torno de 15 minutos, podendo uma pulga sugar cerca de 15 vezes seu peso corporal em sangue.
Após se alimentar, a pulga acasala várias vezes por até 36 horas e passa a pôr ovos - uma pulga adulta põe em torno de 2 mil ovos durante sua vida adulta. As pulgas fêmeas só depositam ovos se encontrarem uma refeição, caso contrário, morrem sem se reproduzir.
Normalmente, o ciclo de vida se completa em 3 a 4 semanas e as pulgas vivem no animal por mais de 100 dias. A partir do quarto dia se alimentando de sangue do animal, começa a colocar seus ovos.
Geralmente, os ovos são depositados no animal mesmo, mas deslizam do pêlo e se alojam nas frestas dos pisos ou também nos tapetes. Os ovos são brancos - as manchas pretas que você vê em animais infestados por pulgas e nas suas camas são partículas de sangue seco e dejetos de pulgas.
Para o desenvolvimento dos ovos, eles precisam de um ambiente quente e úmidos (por isso que no verão há um maior aparecimento dessa praga), uma temperatura de aproximadamente 21º C e de 70% a 85% de umidade. Nestas condições, os ovos eclodem em aproximadamente 12 dias. Esta abertura no 12º dia é uma das razões pelas quais pode ser difícil se livrar das pulgas. Alguns inseticidas matam as pulgas adultas, mas não os ovos. Isso significa que toda uma nova série de pulgas pode surgir depois que as adultas já morreram.
As larvas das pulgas têm aproximadamente 1,5 mm de comprimento, elas evitam a luz e migram para as frestas no chão, onde permanecem para se desenvolverem. Diferentemente de seus pais, as larvas não se alimentam de sangue. Ao invés disso, comem células de pele, dejetos de pulgas e outros resíduos. O desenvolvimento das larvas possui três estágios, ou ínstares, nos quais ocorrem trocas de pele.
Após uma semana ou duas, as larvas das pulgas se encasulam. Anexam pedaços de sujeira e restos nos seus casulos para camuflagem. Se a alimentação tiver sido plena, a pulga adulta surge após aproximadamente uma semana. Caso contrário, a pulga pode ficar em seu casulo por mais de um ano.
Embora as larvas e as pulgas adultas tenham padrões de alimentação completamente diferentes, o que comem tem um grande impacto nas doenças que podem trazer.


Mais para frente postarei diferentes formas para o tratamento, do que eu considero a maior praga conhecida para cães. Postarei os tratamentos conhecidos tanto caseiro quanto os mais tradicionais encontrados nas clínicas veterinárias!
Caso você conheça uma forma caseira que seja boa e que resolva realmente a infestação, envie um email para caomante@gmail.com ou entre em contato pelo facebook, que eu postarei aqui com créditos!
Muito Obrigada, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário