Participam do Grupo 5 de Spitz e cães do tipo primitivo de acordo com a FCI. São cães extremamente fiéis e necessitam de atenção e interação com o seu dono. São cães muito calmos, dóceis, protetores e receptivos. É uma raça de cães possessiva com relação aos donos e território. Esta característica torna o akita um ótimo cão de guarda.
- Origem
A fundação AKIHO (Akita Inu Hozonkai) nasce em 1927 tendo como objetivo purificar os cães da província de Akita, sendo que o Matagi é tido como modelo. A idéia de purificação é reforçada quando em 1931 a raça é batizada de AKITA e se torna patrimônio natural japonês., ou seja, espécie digna de preservação. No ano seguinte (1932) um exemplar da raça de nome .HACHIKO. faz com que o Akita ganhe popularidade nacional.
Com a segunda guerra mundial (1939 à 1945) o trabalho de purificação fica suspenso. Muitos akitas são mortos, pois não era permitido ter cães que nãofosse Pastores Alemães, esses eram usados nos serviços militares. Muitos criadores de Akitas tentaram burlar a lei cruzando seus cães com Pastores.
Com o término da guerra, o trabalho de purificação foi retomado, os resultados há são visíveis a partir de 1960.
Hoje a raça já se encontra da forma que os japoneses trabalharam para conseguir, mas o trabalho não esta plenamente concluído, muitos fatores devem ser melhorados e muitos outros paises trabalham nesse sentido.
Fonte: http://akitainubrasil.com.br/o-akita/historico-da-raca
- Altura/Peso
Peso: Fêmea: 34–50 kg, Macho: 34–54 kg
- Expectativa de vida
- Ranking de Inteligência
54º
- Preço
Nenhum comentário:
Postar um comentário