terça-feira, 9 de julho de 2013

Caspa Canina

Muitos cães podem ter o aparecimento da caspa, ou também conhecida como seborreia canina. As causas são muitas, pois vários fatores podem desencadear essa doença.
Os cães tem um processo natural chamado de Ceratinização que ocorre na pele e que nada mais é do que a troca de células mortas da epiderme, por novas. Normalmente, acontece a cada 22 dias. Logo, o aparecimento da caspa é devido a um defeito nesse processo.
A seborreia canina pode ser dividida em dois estágios: Primário e Secundário. 
  • Seborreia Primária: Consiste numa causa que ocorre naturalmente, sem efeitos de doenças mas sim pelo efeito, principalmente, hereditário. Pode também ter sua causa por problemas endócrinos, com a alimentação como a falta ou excesso de gordura, proteína, vitamina A, zinco, além da má absorção e problemas no metabolismo. Neste caso as principais raças afetadas são:
  1. Labrador;
  2. Basset Hound;
  3. Cocker Spaniel;
  4. Pastor Alemão;
  5. Dachshund; 
  6. Shar Pei;
  7. Doberman.
O tratamento melhor indicado para esses casos, já que não há uma doença específica, pode ser feito com a aplicação de xampus específicos que DEVEM ser receitados pelo seu veterinário de confiança, a frequência de banho pode variar de 1 a 2 vezes por semana inicialmente e com a evolução positiva, passar para cada 7 a 15 dias de intervalo de acordo com a resposta do animal. Um remédio caseiro no caso de ser um seborreia primária seca, onde não há o aparecimento de oleosidade excessiva na pelagem, é passar azeite de oliva na pele do animal.
Uma mudança na dieta, suplementação com ácidos graxos ou vitamina A pode ser benéfico para alguns casos
  • Seborreia Secundária: A seborreia secundária pode ter como causas ectoparasitas (ácaros, pulgas, carrapatos), dermatites com infecção secundária, fungos, hipersensibilidade a medicamentos, produtos de limpeza do ambiente ou do animal e calor seco. São alguns fatores também Hipervitaminose A, Deficiência de zinco (existem raças predisponentes como Akita e Husky), Alteração de ácidos Graxos (em excesso ou falta altera a produção de sebo), deficiência de vitaminas e sais minerais.
 Neste caso da seborreia secundária, é muito importante que a causa seja devidamente diagnosticada pelo veterinário para que se possa ser feito um tratamento adequado.
Alguns tratamentos que podem ser aplicados nesse caso é o udo de xampu de sulfeto de selênio e/ou sabonete de enxofre para os banhos; cremes/pomadas/loção que contenha antibiótico e corticóide.





IMPORTANTE: Nunca se esqueça que nenhum tratamento deve ser feito antes de consultar um veterinário. A saúde do seu animal agradece!


Muito obrigada, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário