Os cães tem um processo natural chamado de Ceratinização que ocorre na pele e que nada mais é do que a troca de células mortas da epiderme, por novas. Normalmente, acontece a cada 22 dias. Logo, o aparecimento da caspa é devido a um defeito nesse processo.
A seborreia canina pode ser dividida em dois estágios: Primário e Secundário.
- Seborreia Primária: Consiste numa causa que ocorre naturalmente, sem efeitos de doenças mas sim pelo efeito, principalmente, hereditário. Pode também ter sua causa por problemas endócrinos, com a alimentação como a falta ou excesso de gordura, proteína, vitamina A, zinco, além da má absorção e problemas no metabolismo. Neste caso as principais raças afetadas são:
- Labrador;
- Basset Hound;
- Cocker Spaniel;
- Pastor Alemão;
- Dachshund;
- Shar Pei;
- Doberman.
Uma mudança na dieta, suplementação com ácidos graxos ou vitamina A pode ser benéfico para alguns casos
- Seborreia Secundária: A seborreia secundária pode ter como causas ectoparasitas (ácaros, pulgas, carrapatos), dermatites com infecção secundária, fungos, hipersensibilidade a medicamentos, produtos de limpeza do ambiente ou do animal e calor seco. São alguns fatores também Hipervitaminose A, Deficiência de zinco (existem raças predisponentes como Akita e Husky), Alteração de ácidos Graxos (em excesso ou falta altera a produção de sebo), deficiência de vitaminas e sais minerais.
Alguns tratamentos que podem ser aplicados nesse caso é o udo de xampu de sulfeto de selênio e/ou sabonete de enxofre para os banhos; cremes/pomadas/loção que contenha antibiótico e corticóide.
IMPORTANTE: Nunca se esqueça que nenhum tratamento deve ser feito antes de consultar um veterinário. A saúde do seu animal agradece!
Muito obrigada, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário