Se você acha que a matilha só existe em grandes grupos de cães ou lobos, você está muitíssimo enganado. Apenas um cão pode viver em uma casa e ainda sim, estar em uma matilha.
Assim como nós, seres humanos, que vivemos em grupos e estamos nos relacionando a todo tempo com os mais diversos tipos de pessoas e animais, assim acontece com os cães. O relacionamento em um matilha é muito complexo, e é preciso ser entendido para que se haja um convívio saudável com o seu peludo.
Em primeiro lugar, é necessário entender que para o cão sua família é a matilha. Em segundo, que se você deseja o respeito e obediência do seu mascote, é necessário que VOCÊ seja o líder dessa matilha. Para que isso aconteça, a violência deve ser evitada ao máximo e você deve aprender a se tornar o líder.
De acordo com o Adestramento Inteligente de Alexandre Rossi, se você quiser ser respeitado por seu cão, deve-se escolher um método que lhe pareça interessante e tentar impor isso ao animal, ou pode utilizar um método que faça sentido para ele. É muito óbvio que um método que faça sentido para o animalzinho é muito mais eficaz já que ele pode compreender muito melhor o que você deseja passar para ele, porém, isto exige muito mais dos adestradores na questão de conhecimento sobre cães. Por exemplo, um
método bastante popular é bater no cão quando ele faz algo errado. Acontece que, para ele, uma pancada
significa ataque ou convite para brincar, e nenhuma das alternativas corresponde ao que você gostaria de
lhe comunicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário