Os motivos de fazer xixi e cocô para os cães vão além das causas naturais, por isso é muito importante que detectemos qual é o motivo, pois para cada um existe um forma diferente de agir. Assim, são basicamente três causa para que esse inconveniente aconteça:
- Necessidades Fisiológicas;
- Submissão;
- Disputa de território (tentar mostrar que é o chefe).
- Necessidades no lugar errado.
Este tipo de treinamento começa desde o momento que o pet chega em casa, para que o aprendizado seja o mais rápido possível. Alguns cães podem aprender em apenas 3 dias a não fazer xixi e cocô dentro de casa mais. Isto não é uma forma simples e deve se ter dedicação, pois quanto mais o dono se dedicar, mais rápido será o aprendizado. Grande parte dos filhotes aprende a urinar para chamar a atenção dos donos, e eles geralmente são bem-sucedidos. Os donos não percebem, mas muitas vezes ao dar uma boa bronca em seus cachorros estão lhes dando exatamente o que eles pretendiam: atenção!
A melhor maneira para se treinar um filhote a utilizar somente um lugar é impedi-lo de defecar em
outros locais e estimulá-lo a defecar no local adequado. Nunca dê bronca ou chame a atenção do filhote
depois de ele ter feito a sujeira – isto é importante! Levar o filhote para o local do crime e repreendê-lo
ou, ainda, esfregar seu focinho no local são atitudes que só agravam o problema.
Quando acontecer algum "acidente" dentro de casa, finja que nada aconteceu, espere o filhote sair e limpe e neutralize o lugar com um neutralizante de odores. É muito importante que o cheiro seja neutralizado, pois os cãezinhos tem uma tendência de fazerem suas necessidades onde sente o cheiro de fezes e urina.
Logo, podemos concluir que a forma mais prática é criar uma rotina para o cachorro. Para isso, os horários de alimentação devem ser no mesmo horário e também devem ser levados ao "banheiro" antes e depois de todas as refeições.
De acordo com o Adestramento Inteligente de Alexandre Rossi, segue a rotina proposta para um filhote de 2 meses, por exemplo.
6:00 levá-lo ao "banheiro", alimentá-lo, dar-lhe água e levá-lo ao "banheiro" novamente.
9:00 levá-lo ao "banheiro".
12:00 levá-lo ao "banheiro", alimentá-lo, dar-lhe água e levá-lo ao "banheiro" novamente.
15:00 levá-lo ao "banheiro".
18:00 levá-lo ao "banheiro", alimentá-lo, dar-lhe água e levá-lo ao "banheiro" novamente.
21:00 levá-lo ao "banheiro", alimentá-lo, dar-lhe água, e levá-lo ao "banheiro" novamente.
E, antes de ir dormir, leve-o mais uma vez ao "banheiro".
Após acordar e depois de comer são as ocasiões mais propícias para seu cão ir ao "banheiro";
portanto, além de levá-lo nessas ocasiões, fique 100% ligado para que seu cachorro não faça em lugar
errado no resto do período.
No caso de você se distrair e pegá-lo exatamente no ato, não dê nenhuma bronca. Apenas pegue-o rapidamente e o leve para o local correto. No caso de ele já ter começado, aja da mesma forma e depois secretamente limpe a sujeira.
de tudo para dizer-lhe que você é o mais forte, e urinar é uma das maneiras que seu cão encontra para
expressar isso. Nesse caso a postura é de submissão e, geralmente, o cão se deita antes de chegar até o dono. Este problema geralmente ocorre com animais muito sensíveis ou que foram maltratados (foram surrados, gritaram com eles, etc.). É um sinal de que os donos estão sendo muito agressivos para o tipo de cachorro que possuem. Já no caso da excitação, o cachorro urina quando há uma separação e fica perto novamente do seu amado dono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário