Classificando-os por tipo e função básicos, encontraremos no mercado:
- brinquedos: objetos que seu cão pode morder e brincar a qualquer momento;
- coleiras: ajudam a identificar e a conter o cão;
- guias e enforcadores: ferramentas para o adestramento e não símbolos de punição e
- caixas de contenção/transporte: a toca do seu cão, lugar onde ele deve se sentir seguro;
- petiscos e recompensas: comida ou objetos que o cão adore;
- produtos e objetos para "punição": tudo aquilo que é utilizado para produzir sensações
Os brinquedos além de ajudar na ansiedade e diversão do seu animal, ajuda muito também na hora do adestramento. Por mais incrível que pareça, o cão costuma enjoar de alguns brinquedos, por isso, é indicado que, às vezes, guarde um brinquedo por algum tempo antes de entregá-lo novamente. Os brinquedos ajudam muito também para que seu cachorrinho não escolha o sofá ou o pé da mesa para morder.
Uma dica muito interessante para os filhotes, é de deixar o brinquedinho um tempo antes no congelador, pois ajuda muito para anestesiar a gengiva e diminui a dor no período de troca da dentição.
Deve-se tomar muito cuidado para não escolher algo que possa fazer mal para o animal. Alguns tipos de brinquedos inadequados podem causar problemas graves na dentição ou machucar a gengiva do seu cãozinho. Escolha sempre também brinquedos que não possam ser digeridos, pois podem ser nocivos ao sistema digestivo.
A seguir, uma lista de vários brinquedos que são adequados e indicados para o seu animal, de acordo com o livro Adestramento Inteligente do Alexandre Rossi:
Bolas de tênis: São resistentes, podem molhar e não despedaçam. Algumas raças de cães
conseguem furá-las com os dentes, murchando-as.
Brinquedos de borracha macia: Alguns brinquedos de borracha macia são indestrutíveis,
permitem que o cachorro os morda sem gastar ou quebrar os dentes e pulam de maneira desordenada,
aumentando a diversão com o brinquedo.
Brinquedos de materiais digeríveis: Apesar de poderem ser despedaçados e engolidos, não
causam obstrução do aparelho digestivo pois são digeríveis.
Ossos de náilon duro: São brinquedos de excelente qualidade, não desgastam os dentes excessivamente e alguns deles podem até prevenir acúmulo de tártaro.
"Cubo Mágico": Este cubo, dependendo da maneira pela qual é virado, solta quantidades variadas de ração. Brinquedos deste tipo estimulam o raciocínio do cão e podem entretê-los por horas. São recomendados para cães ansiosos e ativos.
E o mais importante, é claro que é a interatividade e interesse do seu cão com o brinquedo, por isso, tudo depende muito dele e da maneira em que você irá inserir o brinquedo ao seu amigão.
As próximas postagens virão falando sobre os outros equipamentos utilizados para adestramento que eu mostrei anteriormente!
Muito obrigada, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário