quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O melhor cão para você

Pensando no enorme abandono que existe de cães hoje em dia, e em que às vezes, as pessoas não entendem o seu cachorro e nem as características das raças e já vão logo se desfazendo, resolvi criar este manual do cão ideal para cada tipo de pessoa.
Uma vez ouvi o Alexandre Rossi dizer que o mais difícil é treinar os donos para só então adaptar o cão a uma determinada situação. Isso é a mais profunda verdade. Não existe uma raça ruim ou uma raça boa, existe o comportamento que cada raça pode apresentar ou não com mais frequência. E isso tudo, depende advinha de quem? De VOCÊ!

Assim, vou criar um passo a passo com alguma perguntas para você ir seguindo e respondendo, e então no final você terá uma relação de alguns cães que podem se encaixar no seu perfil.

  1. Primeiro Passo: Antes de comprar qualquer animal, pense que existem milhares de cães abandonados na rua e que necessitam muito de um lar e de alguém que cuide deles. Cães que já passaram por maus bocados na vida e que merecem de um pouco de descanso e carinho. Além disso, vira-latas, são geralmente muito calmos e amorosos, apresentam na maioria das vezes um temperamento muito bom com as pessoas. Por isso, antes de colocar a mão no bolso, pense na adoção!

  2. Você quer ter um cachorro, mas gosta de cachorro? Ou seja, você gosta de levar o cachorro para viajar com você e sua família, ou gosta de que ele fique no seu pé, querendo sempre ficar junto de você?
    Se não, você não é aconselhado a ter as seguintes raças: Yorkshire, Chihuahua, Cocker, Labrador.
    Estas raças entre outras, são animais que gostam muito de ficar sempre perto do dono, por isso, sentem muito a falta quando eles não estão perto.
  3. Você mora em casa ou apartamento? Se sua resposta for em casa, você tem quintal para que o animal corra e se exercite?
    Cães são animais muito adaptáveis, por isso, muitas pessoas criam em apartamentos, raças que não são aconselhadas para viverem em espaços pequenos, e se dão muito bem vivendo assim! Porém, você deve pensar sempre que seu animal, independente da raça, precisa se exercitar.
    Dessa forma, se você mora em apartamento e não tem muita disponibilidade para passear com seu cachorro, não é aconselhável que você adquira as seguintes raças: Husky Siberiano, Labrador Retriever, Golden Retriever, Border Collie, Pastor Alemão e outras raças semelhantes a essa, que são muito enérgicos e brincalhões. Caso você tente contrariar as indicações, não reclame do seu móvel ou tapete rasgado. Cães muito entediados, tendem a fazer o que não devem, ou seja, rasgar sofá, tirar roupa do varal, roer o pé da mesa, e por aí vai...
    No caso de uma casa espaçosa com quintal e tudo mais, você está liberado para adquirir essas raças, mas não deve se esquecer, que da mesma forma ele precisará se exercitar
    .
  4. Mora em apartamento e quer uma raça que se adapte melhor?
    Existem raças que se adaptam melhor em apartamentos do que outras. As mais conhecidas são: Bulldog Francês,
    Chihuahua, Jack Russel Terrier, Lhasa Apso, Shih Tzu, Poodle, Yorkshire e Spitz Alemão.

  5. Você terá tempo para brincar com o seu cachorro, tempo para passear? Fica fora muitas horas?
    Antes da aquisição de qualquer animal, pense se você terá tempo para passar com ele, ou seja, não deixá-lo por muitas horas sem fazer nada, ou sozinho em casa. Ninguém gosta de ficar horas a fio sem nenhuma companhia, por isso deve ser levado em conta.
    Neste caso, indica-se que você tenha mais de um animal em casa, para evitar a solidão e a ansiedade da separação.
    Raças como West Terrier, Shih-tzu e Lhasa Apso são algumas indicações. Outros especialistas afirmam que Afghan Hounds, Bulterrier, Akita, Malamute-do-Alasca, Borzoi, Chow-chow, Pug e Shapei também são opções.
  6. Você é uma pessoa que não tem muita paciência com cachorro? É estressado? Tende a perder a cabeça?Nesta situação, é indicado que a pessoa tenha cães que são considerados mais independentes como o Husky Siberiano, Pug, Chow Chow, por exemplo. Não tenha um Pit Bull, pois são cães temperamentais e que sabem se defender, e no caso de pessoas que não tem muita paciência com cachorro, correm o risco de acontecerem acidentes. Reforçando somente, que bater nunca é a solução para nenhum caso. Se você tende a descontar seus problemas no ser mais vulnerável da casa, não tenha nenhum animal.
  7. Você recebe muitas visitas em casa? No caso de pessoas que recebem várias visitas em casa, ou fazem festas, é indicado que tenha cães que não sejam muito territorialistas ou ciumentos demais. Algumas raças indicadas são: Golden Retriever, Spitz Alemão, Lhasa Apso e Maltês.
    Cães muito ciumentos e territorialistas como os Pinscher, não são indicados para você.
  8. Tem crianças em casa?
    Quando se tem crianças para brincarem com o animal, indica-se um cachorro que seja enérgico e goste de brincar. Existem várias raças ótimas com crianças. As mais conhecidas são: Boxer, Staffordshire Terrier, Labrador, Pit Bull, Border Collie, Golden Retriever, entre outros.
  9. Você quer um cão que faça a guarda da sua casa também?
    Não adianta você querer ter um Yorkshire e esperar que ele seja um cão de guarda. Raças específicas realizam essa função, pois já está no seu DNA serem dessa forma tão protetores dos donos e suas casas.
    Para essa função você pode ter Rottweiler, Pastor Alemão, American Staffordshire Terrier, Bull Terrier, Pit Bull, Dobermann, Dogue Alemão...
  10. Pelos pela casa te incomodam? Se você se incomoda com a presença de pelos caídos pelo chão da sua casa adquira sempre animais que tenham pelo longo, que precisam de tosa, como por exemplo Maltês, Shih Tzu, Yorkshire, Lhasa Apso... pois eles são os tipos de cães que soltam menos pelo, justamente por crescerem continuamente.
    Animais como Border Collie, Golden Retriever, Pastor Alemão, entre outros de pelo médio, estão no nível intermediário de troca de pelo, porém, por terem pelos grossos e relativamente longos, são os que mais são notados, e pode incomodar algumas pessoas.
    Por fim, animais de pelo curto como Pinscher, Chihuahua, Pit Bull, Rottweiler... são os que mais trocam sua pelagem, porém, por ser curto pode ser notado menos pelas pessoas.
  11. Por fim, você está disposto a amá-lo incondicionalmente pelo curto prazo que é a vida dele?
    Os cães não tendem a viver muito mais do que 15-16 anos, por isso, devemos aproveitar esse curto período de tempo para demonstrar todo o amor que temos por eles. Por isso, não devemos abandonar ou maltratar, pois isso não nos levará a nada!
    Alguns animais não suportam a separação do dono e morrem de tristeza, não seja responsável pelo fim da vida de um ser tão querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário