quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cadela no Cio

Como a maioria dos donos de cadelas já sabem, as fêmeas tendem a entrar no primeiro cio em torno do sexto ao décimo segundo mês de vida, dependendo da raça. A partir daí, ela continuará a ficar no cio em média neste mesmo intervalo de tempo.
Muitas pessoas acreditam que já podem colocar sua cachorrinha para cruzar no 2º cio, mas isto está errado. O aparelho reprodutivo do animal só estará completamente amadurecido e pronto para o desenvolvimento dos filhotes a partir do 3º cio. Só daí ela estará com idade apropriada e terá menos chances de problemas para ser mamãe.
Estas etapas da vida da sua cachorra dura cerca de 15-16 dias e são divididas em 4 partes:
  1. Proesto: Equivale aos primeiros 9 dias do cio. Nestes dias pode-se notar o inchaço da vulva e alguma aparecimento de sangramento, porém, sem cheiros fortes. Pode ocorrer também uma mudança no comportamento. A cadela não está receptiva ao macho neste período.
  2. Estro Equivale do 9º ao 15º dia do cio. É quando a cadela está realmente pronta, fértil e receptiva para o acasalamento.
  3. Mataestro: Se tiver havido a fecundação, é o período que corresponde a gestação, parto e lactação da cadela. Dura cerca de 110 a 140 dias. Caso não tenha havido a fecundação, é quando pode ocorrer a gravidez psicológica.
  4. Anaestro: É considerado como o descanso sexual da cadela. É o período de ausência do cio.
Caso você não queira que sua cachorrinha tenha filhotes, a única maneira é a castração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário