O Basenji, também conhecido como "cachorro mudo", Cachorro do Congo ou Terrier do Zaire é uma raça muito pouco conhecida aqui no Brasil. Seu porte magro e forte, faz com que ele corra facilmente por vários quilômetros sem demonstrar cansaço e assim, por serem cachorros muito rápidos, são muito utilizados para disputas de corridas de cães.
Estão incluídos no grupo 5 da FCI, seção 6 de cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo, onde eles se encaixam no tipo primitivo.
São conhecidos por terem um temperamento peculiar. São muito inteligentes, porém, não tão obedientes. São afetuosos e protetores com os donos, no entanto, não se acostumam bem a estranhos.
Também é um grande caçador, por ter um faro e uma visão muito apurados, contudo, não latem... daí veio o apelido de "cão mudo". Eles emitem sons, mas você nunca ouvirá um Basenji latir. Assemelham-se ao gato, pois são muito independentes e vaidosos.
Rumores dizem que o nome da raça, Basenji, foi batizado pelo casal Burn, ingleses que expuseram pela primeira vez o animal na Europa, em 1936. Este nome teria sido escolhido por ser a tradução para “Bush Dog” no dialeto Africano. Bush Dog em inglês significa algo como "cachorro selvagem" ou "cachorro do mato", então Basenji no dialeto africano significa “o cão das áreas selvagens da África”.
- Origem
Fonte: Tudo sobre Cachorros
- Peso/Altura
Fêmeas: Pesam por volta de 9 a 12 Kg e medem entre 38-41 cm.
- Expectativa de Vida: Vivem entre 12 a 15 anos.
- Ranking de Inteligência: 78ª posição
- Preço Os preços pesquisados variavam em torno de R$500,00 a R$1500,00.
- Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário