domingo, 4 de agosto de 2013

Método Clicker

 O clicker em si, é um dispositivo com uma lingueta metálica que quando é pressionada, emite um "click". Muito simples, né?!

No mercado, existem vários modelos que podem ser adquiridos.




Porém, além do clicker, um outro aparelho muito usado é o apito. Principalmente para cães de pastoreio, que precisam ser manipulados a longa distância, o apito é uma forma prática e rápida do adestrador se comunicar com o animal.

  • Histórico do Método Clicker
Nos últimos 15 anos uma nova forma de treinamento de cães foi desenvolvida como resultado da demanda de um método mais gentil e eficiente. Este novo método, chamado CLICK AND TREAT ("Clicar e Recompensar"), é o resultado da união das técnicas da psicologia comportamental e as técnicas praticadas pelos treinadores de mamíferos marinhos.
Os primeiros treinadores de golfinhos e baleias usaram este fundamento simplesmente pela necessidade.
Clicker é o método que dá a alternativa para pessoas que desejam um grande desempenho de seus cães, baseadas em confiança e afeição.
Fonte: BitCão


Este método é utilizado para treinamento de cães que competem agility, cães de salvamento, cães de pastoreio,  cães treinados para cegos, etc.
Uma vez que você ensinar esse método, logo notará a evolução do treinamento. O cão consegue assimilar muito mais rápido o comando, pois no exato momento em que ele fizer o certo você irá "carregar o clicker"
e imediatamente, ele saberá que fez direito! O som do clicker equivale ao reforço do "muito bem", "bom garoto".
O mais importante é que não existe nenhuma contraindicação para ensinar o método ao seu animal, nem mesmo uma idade mínima. 
  • Clicker Caseiro
Não é necessário que o método seja aplicado somente com o dispositivo do clicker profissional. Ele pode ser substituído por outros objetos caseiro. Um desses é a caneta com botão de clicar; ela emite um som contínuo que pode ser usado para o reforço positivo. Também pode ser adaptado algum som mélódico, contínuo e curto, como um toque simples de celular. O importante, é só que tenha um som contínuo, assim como o clicker original.
Tudo depende da criatividade do adestrador e se o seu animal conseguirá se adaptar ao método alternativo.
  • Vídeo
No canal do Cãomante do Youtube, eu postei um vídeo sobre como ensinar o método ao seu cão. Uma vez que ele compreendeu a idéia do "clicar e recompensar", será fácil começar a ensinar os comandos propriamente ditos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário