quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Controle de Pulgas e Carrapatos

Acredito que são pouquíssimos donos de cães que nunca tiveram nenhum problema com os indesejáveis carrapatos e pulgas. Para combater esses seres minúsculos, primeiro deve-se entender como funciona o seu ciclo de vida (Ciclo de vida das pulgas; Ciclo de vida dos carrapatos). Ter conhecimento da vida desses parasitas é importantíssimo, pois, só assim pode-se compreender completamente como deve ser feito a dedetização no animal e no ambiente.
O primeiro erro que é cometido pelas pessoas é de apenas dedetizar o animal. Estes parasitas se alimentam do sangue do animal, mas se reproduzem no ambiente, e por isso, o ambiente também deve ser dedetizado.
Existem várias dicas e receitas caseiras que podem ajudar, e também existem vários medicamentos veterinários que proporcionam a eliminação dos parasitas. Por isso, fiz uma lista das medidas que podem e devem ser tomadas para a extinção das pulgas e carrapatos da sua casa e do seu cãozinho, tanto caseiras quanto farmacêuticas. A eficácia pode variar para cada medida tomada, portanto, as que eu já experimentei, colocarei MINHA OPINIÃO PESSOAL, a eficácia pode ser melhor ou pior nos seus casos.

  1.  MEDIDAS QUE PODEM SER TOMADAS
    A dedetização do ambiente é tão importante, que sem ela é praticamente impossível de se dar fim a uma infestação desses parasitas. Quando estiver disposto a dar fim a infestação, você deve sempre começar com o ambiente, pois 95% das pulgas, por exemplo, se encontram no ambiente.

    • Medidas Caseiras
      • Plantas: Algumas ervas são especialmente, repelente de pulgas mas também podem ter uma eficácia, porém menor, com carrapatos. Tais como: erva santa-maria, erva cidreira, camomila e alecrim. As medidas tomadas podem ser, tanto dar um banho no animal com o chá destas ervas, como também envolver várias folhas na coleira do cão, criando uma coleira anti-pulgas. O banho com sabonetes derivados desses e de outras plantas e flores, também podem servir, como o sabonete Phebo que é derivado de rosas que também são repelentes de pulgas. Lembrar que em seguida do banho, deve-se passar um pente fino no animal, para que as pulgas restantes sejam eliminadas.
      • Chá de Cravo da Índia: Preparar uma infusão deste chá e da mesma forma que feito com o chá de ervas, passá-lo no animal no banho. O cravo da índia serve somente como um repelente de pulgas e carrapatos, ele não proporciona a morte do parasita, por isso é importante que se passe o pente fino depois do banho para retirada das pulgas e carrapatos restantes.
      • Óleos e Essências Naturais: Alguns óleos e essências naturais podem ser utilizados para combate de pulgas e carrapatos, tais como: óleo de citronela, óleo de melaleuca, óleo de eucalipto, essência de lavanda. Com isso, pode aplicar de 2 a 3 gotas na coleira do animal um vez por semana, para que sirva de repelente parasitário.
      • Levedura: A levedura pode ser utilizada para espantas as pulgas. Por isso, pode-se espalhar uma fração de levedura nutricional na pele do animal e também uma pequena quantidade diária misturada na ração do animal. Serve somente como repelente.
      • Receita Contra Pulgas e Carrapatos:500 mL de álcool (de preferência de cereais);
        1 copo de vinagre;
        5 pedras grandes de cânfora (pode ser facilmente encontrada em farmácias);
        Cravo da índia;

        Dilua a cânfora no álcool de cereais e em seguida, misture os outros ingredientes. Coloque a solução em um borrifador e passe no animal. Se houver a disponibilidade, logo após, envolva o animal em uma toalha e espere por volta de 5 minutos.
        As pulgas e carrapatos começarão a cair do animal, alguns mortos e alguns quase morrendo. Passe um pente fino em seguida para retirar o restante das pulgas e carrapatos. Pode ser utilizado mais de uma vez por semana.
        Esta solução pode ser passada no ambiente como inseticida, porém, tome cuidado com tacos de madeira, pois pode manchar.

        Obs: a eficácia é muito maior se for utilizado o álcool de cereais.

        (Eu experimentei essa receita e realmente funciona muito bem. Porém, o pelo do animal fica extremamente duro e com um cheiro ruim. Portanto, é necessário dar um banho no animal depois.)
      • Sabão de Côco: O sabão de côco serve como repelente nos animais. Portanto, dê um banho com ele no seu cão e espere as pulgas e carrapatos saírem da pele do seu cachorro. Então é só retirá-lo de cima do pelo.
      • Aspirador de Pó: O aspirador é uma das únicas formas de se eliminar de forma natural as larvas e ovos de pulgas e carrapatos, pois eles são muito resistentes e fixam muito bem nas frestas de pisos e em tapetes. Assim, passe frequentemente em toda a casa, nos sofás, tapetes, frestas de pisos, por entre os móveis e todos os cantinhos possíveis o aspirador, uma 3 vezes por semana no mínimo, principalmente se a infestação for grande. Descarte devidamente o saco de poeira depois.
      • Vassoura de Fogo: O uso de vassoura de fogo é muito eficaz com todos os estágios de vida, principalmente dos carrapatos, pois o calor excessivo os levam a morte. Portanto, passe com segurança, no chão e em paredes.
      • Cal Virgem: A cal virgem quando passada no quintal, auxilia grandemente para o controle de carrapatos, deve ser usada com algum veneno para o controle da infestação para que haja maior eficácia. (Testado e comprovado por mim!)
    • Medidas Farmacêuticas
     Existem no mercado inúmeros remédios que podem ajudar no combate destes parasitas. Descreverei aqui alguns que são mais conhecidos e mais fáceis de serem encontrados nos pet shops. 
      • Frontline Se não for o mais conhecido e indicado, é com certeza um dos primeiros. É produzido pela empresa Sanofi. Muitos veterinários recomendam este remédio para os cães, pois além de sua baixa toxicidade ao animal, ele é muito eficaz, principalmente com pulgas. Eles oferecem uma linha com 3 medicamentos diferentes do mesmo princípio ativo que é o fipronil, que é um inseticida que faz com que todos os parasitas em contato com a pele do animal morram, e o s-metopreno, que inibe o crescimento. Dentre os tipos de Frontline, temos:
        • Frontline Plus: É o mais indicado para casos de grande infestação, pois é o que contem o princípio do s-metopreno que inibe o crescimento de novos parasitas. Protege até 3 meses contra pulgas e até 1 mês contra carrapatos nos cães. Pode ser utilizado em cães e gatos ( o efeito em gatos é diferenciado.)

          Modo de Usar: Aplicar a bisnaga em diferentes pontos no dorso do animal, em seguida, massagear os locais para que o líquido seja espalhado com maior eficiência pela pele.

          Ver Bula Frontline Plus Cachorro

          (Eu utilizei este medicamento com os meus cachorros e foi o melhor investimento que já fiz! Ficava um pouco receosa pelo preço ser um pouco elevado, mas me arrependi. Meus animais estavam com uma infestação de pulgas que eu não estava conseguindo controlar, por ter um quintal grande, mas o Frontline foi extremamente efetivo e não encontrei mais nenhuma pulga neles! RECOMENDO.)
        • Frontline Topspot: Tem o mesmo efeito que o Frontline Plus, porém, não tem em sua composição o inibidor de crescimento para controle de infestações. Também funciona por 3 meses contra pulgas e 1 mês contra carrapatos. Pode ser utilizado em cães e gatos.

          Modo de usar: Idêntico ao do Frontline Plus.
          Ver Bula Frontline Topspot Cachorro
        • Frontline Spray: Foi criado incialmente para ser utilizado juntamente com o Frontiline Plus, para auxiliar no controle das infestações de parasitas. Tem uma ação imediata, a partir do momento em que o spray é aplicado na pele do animal. Pode ser utilizado em lactantes e filhotes a partir de 2 dias de vida, por isso, é extremamente seguro e não venenoso. Pode ser utilizado em cães e gatos.

          Modo de Usar: o spray deve ser espirrado em todo o corpo do animal, inclusive patas e cauda. Em seguida, deve ser massageado todo o corpo para que o produto seja bem espalhado pela pele. Deixar então que o animal se seque naturalmente.
          Ver Bula Frontline Spray
      •  Revolution: é desenvolvido pela empresa Pfizer, e é um dos maiores concorrentes do popular Frontline. O princípio ativo desse produto é a selamectina, que é eficaz e indicado para diferentes casos como: controle de pulgas, prevenção da dirofilariose (verme do coração), tratamento e controle de sarna de ouvido, de sarna sarcóptica, tratamento e controle de vermes intestinais, auxiliar no controle de carrapatos. O Revolution deve ser aplicado 1 vez por mês, até que o controle da infestação ocorra, ele não controla o crescimento e desenvolvimento das pulgas jovens, portanto, é efetivo somente contra pulgas adultas. Pode ser ministrado em cães e gatos.

        Modo de usar: Aplicar todo conteúdo da pipeta no dorso do animal e esfregar, em seguida, para que seja espalhado pela pele do mesmo.
        Ver bula Revolution 6%
        Ver bula Revolution 12%

        Exitem também outros produtos no mercado que estão listados abaixo e que podem auxiliar no controle destes parasitas, além desses ainda existem mais, porém, são os mais conhecidos, mas que não vou falar sobre nesse post, quero fazê-lo posteriormente em outro post.
      • Advantage
      • Effipro
      • Program Plus
      • Capstar
      • Triatox