terça-feira, 18 de março de 2014

Guia de Raças: Cane Corso

Cachorro Cane Corso

O Cane corso é uma raça antiga, originária da Itália. São parentes  de menor porte dos mastim napolitanos. De acordo com a FCI, estão classificados no Grupo 2, de Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boiadeiros Suiços, seção 2 de tipo mastife. São muito utilizados para defesa, guarda e faro.
Podem ter diferentes colorações, dentre elas o preto, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, fulvo claro; vermelho cervo, fulvo escuro; tigrado (listras em diferentes tons de fulvo ou cinza).
São muito conhecidos por serem muito sociáveis com crianças, extremamente fiéis aos donos e muito carinhosos com todos da família. 
  • Origem
O Cane Corso é o descendente direto do antigo Molosso Romano. Antigamente, presente em todas as partes da Itália; hoje, ele só permanece em APULIA e nas províncias adjacentes do Sul da Itália. Seu nome vem do latim“cohors” que significa “protetor, guardião da fazenda”. 
 No Brasil, a raça foi popularizada graças ao Fausto Silva, o Faustão, e até pelo presidente Lula que possui uma cane corso, a Estrela. Desde a introdução da raça no Brasil um longo trajeto foi percorrido para atualizar o plantel nacional, aproximando-o da criação européia que conta com cães mais homogêneos e com melhores controles de saúde.
Fontes: CBKCTergestum




  • Peso/Altura
Macho: Podem pesar entre 45–50 kg, e medir de 62-70 cm de altura.
Fêmea: Tendem a pesar de 40-45 Kg e medir de 58–66 cm de altura
  • Ranking de Inteligência: esta raça não se encontra listada no ranking de inteligência de
    Stanley Coren, pois não é conhecido como um animal de trabalho atualmente. Porém, seu primo, o Mastim Napolitano ocupa a 72ª posição.
  • Preço: A pesquisa de preços feita encontrou animais que variavam de R$1000 a R$4500.
  • Vídeo: Para melhor conhecimento da raça, assistam um vídeo demonstrativo que apresenta esses lindos animais.